Cuidados básicos na hora de construir ou reformar

16 de maio de 2017

Quanto custa construir em cada região


Preços em reais por m². – Veja como calculamos

Os preços excluem alguns custos, como o de projeto e serviços complementares.

Projeto e Construção de Casa, Sobrado

O índice inclui os gastos com materiais e mão de obra necessários para construir um sobrado de 227,47 m2, com acabamento de padrão simples, médio ou luxo. Os números não abrangem custo de projetos (que varia de 5 a 12%), gerenciamento e fiscalização da compra de materiais feitos por arquiteto, engenheiro, gerente de projetos ou mestre de obras (ficam entre 10 e 20%), elaboração e execução de paisagismo e serviços complementares.

quanto-custa-construir-uma-casa_reformolar

Nos padrões simples e médio, o sobrado tem estrutura de concreto e paredes de tijolo cerâmico. No luxo, de tijolo maciço. De um para outro, também mudam os acabamentos.

Saber bem o que deseja antes de iniciar o projeto é essencial, pesquise referências arquitetônicas google e solicite a opinião do arquiteto. Mudanças no meio da obra fatalmente levarão a gastos extras, por isso, você deve pensar em todos os detalhes antes da primeira martelada.

Depois do projeto executivo pronto e aprovado, contrate uma mão de obra qualificada. De preferência profissionais regularizados junto ao Ministério do Trabalho para que a obra possa ter os documentos e registros legalizados juntos aos órgão competentes.

Leia também:
– Quanto custa construir uma casa
– Como construir de maneira correta e segura
– Preço do m² na construção civil
– Como diminuir os custos na construção da sua casa