Como Cuidar de Pisos de Madeira

Muitos proprietários acreditam que a instalação de pisos de madeira é ideal por causa da baixa manutenção aliada ao produto. Este pode ser o caso, mas pisos de madeira exigem cuidados. Aqui estão algumas dicas sobre como cuidar de seus pisos.

    • Prevenção.  Como acontece com qualquer piso, evitar sujeira e gordura nele em primeiro lugar é o melhor plano. Coloque tapetes nas entradas da casa para coletar toda a sujeira, lama ou detritos que possam estar entrando por sua porta.
    • Poeira e sujeira.  Poeira e sujeira podem ser removidas do piso de madeira com um pouco de esforço. Vassouras com extremidades finas são ideais para remover a sujeira da superfície.   Limpadores de madeira como óleo Murphy, que combinam produtos de limpeza com uma pequena quantidade de cera, irão manter o seu piso com aspecto limpo.
    • Esfregão humido.  Esta é a maneira mais rápida e melhor para limpeza profunda de pisos de madeira. Dependendo da quantidade de uso o seu piso recebe você pode ter que esfregá-lo pelo menos uma vez por semana. Use um limpador de madeira de pH neutro e água, ou produtos que o fabricante recomenda. Molhe o esfregão e torça para ficar meio seco. Molhe o chão com o esfregão. Mergulhe o esfregão em água limpa, torça-o para ficar o mais seco possível, esfregue no chão novamente.
    • Cera. Se você não pode restaurar o brilho do seu piso de madeira com uma limpeza, você pode querer aplicar uma cobertura de manutenção. Cera é uma maneira fácil de restaurar a beleza natural do seu piso de madeira. Leia sempre o rótulo do fabricante antes de encerar o chão, e consulte um profissional que saiba sobre pisos de madeira especificamente do tipo que você tem em sua casa.
    • Aspire com Cuidado. Use um aspirador com uma escova acoplada – não use aspiradores com barras. Evite o uso de máquinas pesadas ou qualquer objeto que arranhe o chão. E diga não a saltos altos. Saltos altos podem causar danos ao piso de madeira macia. Pinho, carvalho macio, e outros pisos podem ser perfurados por saltos altos. Cerejeira e carvalho branco são mais duráveis, mas é melhor prevenir do que remediar, quando se trata de sua casa. Diga não aos saltos altos em seus pisos.
  • Mobília Todos e quaisquer móveis sobre o piso devem ter estofos de feltro ou borracha sob as pernas para evitar arranhões no piso de madeira. Isto é particularmente importante para as variedades mais macias de madeira de lei.
  • Queimaduras solares?  Sol direto pode descolorir o seu piso de madeira. Feche as cortinas e persianas quando você não estiver em casa.   Você pode adicionar cortinas finas para proteger dos raios do sol.
  • Água parada.  Água parada pode deformar um piso de madeira e pode danificar o acabamento. Limpe tudo que derrame e tenha cuidado para não encharcar plantas que estão diretamente ao nível do chão.

Estas são algumas dicas fundamentais sobre como manter seus pisos com boa aparência. Como com qualquer coisa, manutenção regular é a chave para manter um ambiente limpo, saudável e a superfície do piso.

Fonte : ComoFT