Cuidados básicos na hora de construir ou reformar

25 de abril de 2017

A importância do gerenciamento da obra


Da antiga prancheta de gerenciamento da obra aos atuais programas de desenho para computador e das ferramentas de software para controle de cronogramas e execução de obras, grandes transformações ocorreram e toda uma cultura foi alterada nesta área. Grandes números de profissionais tiveram que reciclar seus conhecimentos para continuar tendo espaço no mercado de trabalho.

Ganhamos muito na velocidade da execução dos projetos e versatilidade no controle de desenvolvimento de uma obra e um acompanhamento mais apurado e preciso de todas as etapas de um empreendimento qualquer.

Com esse ganho, as atividades se tornaram mais dinâmica com menos incidência de erro nas previsões de tempo assim como na parte orçamentária. Hoje em curto espaço de tempo nos deparamos com situações em que temos que alterar conceitos de projeto, prazos de entrega de obras, sem impactar na conclusão final. Por isso se não contarmos com profissionais aptos em lidar com essas ferramentas corremos o risco e incidir em grandes erros que podem até ser irreversíveis para um prazo e principalmente nos gastos para o desenvolvimento de qualquer projeto.

Junto ás essas ferramentas de trabalho houve a necessidade de se conhecer bastante em como gerenciar esses eventos, para que não ocorra o mencionado no item anterior. Conhecer cada etapa de uma obra e aplicar a ferramenta utilizando ao máximo seus recursos. Utilizam-se hoje softwares muito avançado nesta atividade, que nos permite gerar cronogramas, considerando todas as etapas de um projeto correspondendo datas de execução, total de horas e dias, custos de mão de obra e demais recursos.

Todo projeto pode se resumir nestas importantes etapas:

Após a sua definição e seu objetivo devemos:
– priorizar as atividades
– planejar
– como executar.
– controlar a execução
– conclusão

Estas ferramentas e conceitos não se aplicam somente na área de engenharia elas podem e devem se estender á outras áreas que requerem um planejamento de suas atividades para que no final se cheguem a resultados satisfatórios sem perdas de tempo e prejuízos.

Mesmo como todos esses controles ainda têm exemplos de empreendimentos que ocorrem em perdas e desperdício de tempo de várias tarefas, gerando prejuízo!

Exemplo de um cronograma gerado por software especializado.

Conceitualmente o que seria um projeto de sucesso?

Projetos de sucesso são aqueles que chegam aos seus objetivos, dentro do tempo previsto, com a qualidade, sem ultrapassar o orçamento estimado e com a obtenção de satisfação e segurança de todos os envolvidos.

Um projeto de sucesso não ocorre por acaso, obviamente. As causas são: pessoas competentes nos vários níveis, riscos bem administrados (eliminados e/ou diminuídos), bem como um planejamento bem realizado. Também se cita que deve ser estabelecida uma parceria entre o fornecedor e o cliente, envolvendo-o ativamente em todas as fases.

A Gestão e Gerenciamento do projeto:

Um gerente ou gestor de projetos deve ser experiente e bem treinado para contornar situações e aplicar as ferramentas mencionadas além de lidar também com questões de relacionamentos pessoais. O gerente e a equipe também devem ser qualificadamente escolhidos, com suas competências e experiências afinadas com a proposta ou problema a ser tratado. O gestor de projetos traz um aporte de liderança à equipe, conduzindo-a com serenidade, porém, também com precisão na atribuição de responsabilidades e sua respectiva cobrança de resultados. Para se atingir os objetivos do projeto em todas as suas fases, no prazo determinado, com os custos estimados e no escopo definido, o gerente lançará mão de todas suas características pessoais para exercer na equipe o avanço no desenvolvimento e na obtenção das metas.

Para se alcançar o sucesso de um projeto, várias estruturas são usadas para organizar as pessoas, mas sempre a comunicação entre as pessoas da equipe deverá ser muito eficiente e a hierarquia do projeto deverá ser respeitada.

Uma das características muito necessárias em um gerente é a capacidade de solução de conflitos interpessoais, bem como dominar a arte da negociação.

O perfeito gerenciamento de projetos vai envolver várias atividades:

– Gerenciamento do plano de projeto
– dos processos relacionados ao escopo.
– a administração do tempo para execução
– o custo envolvido
– planejamento dos diversos recursos necessários.
– processos referentes á definição do pessoal envolvido
– gerenciamento das informações e métodos de comunicação.
– análise de riscos e segurança do empreendimento
– suprimentos
– logística.

Outros processos e conceitos também estão envolvidos como, ética profissional, direitos autorais envolvidos, responsabilidades técnicas e normas aplicativas de qualquer atividade envolvida.

Com um breve relato e conceito destas atividades podemos conhecer e avaliar que a responsabilidade e gestão de qualquer projeto é muito grande e envolve vários conceitos e habilidades profissionais. Fórum da Construção