Cuidados básicos na hora de construir ou reformar

10 de abril de 2017

Construção sustentável no Litoral Gaúcho


A Carbono 14 Arquitetura e Meio Ambiente promove em Torres/RS a primeira Mostra de Construção Sustentável na Região do Litoral Norte.

Objetivo
Revolucionar de forma inovadora o mercado da construção civil regional. Focado na Sustentabilidade Aplicável, Possível e Viável, este evento veio proporcionar aos visitantes a experiência de conhecer de perto o Office 14 e sentir seus benefícios. 

Office C14
Protótipo de um escritório com 15m², projetado dentro dos princípios da bioarquitetura, executado no sistema construtivo à seco, o Light Steel Frame e operado com materiais e sistemas economizadores de energia.

O aproveitamento da luz e ventilação natural são princípios básicos de um bom projeto, em qualquer tipo de edificação, além do estudo da orientação solar, direção dos ventos e análise climática. O Office C14 foi projetado avaliando todas estas variáveis, visando a economia de energia e o conforto termo-acústico dentro do escritório.

O Evento
Dias 20, 21, 22 e 23 de abril
Das 10h às 20h
Praça Borges de Medeiros, Prainha – Torres/RS.

Técnicas Sustentáveis Presentes

  • Projeto com Estudo Ambiental

Um bom projeto avalia inúmeros aspectos para que, em sua operação, a construção seja o mais confortável possível. Estudo ambiental preliminar é o básico e não tem nenhum custo a mais no projeto. Além da escolha eficiente dos materiais, cálculo de aberturas, ventilação, iluminação, entre outros, a incorporação de elementos da natureza ajudam na qualidade e sofisticação do projeto.

  • Light Steel Frame

Sistema construtivo que utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural, além de mantas para isolamento termoacústico e umidade. Após a estrutura pronta, é possível a finalização com qualquer material, desde gesso acartonado até placas cimentícias, azulejos, pedras e afins.

O LSF é capaz de atender quaisquer necessidades arquitetônicas, por isso seu emprego é possível em diversos tipos de edificações: residências, edifícios (até 4 pavimentos), galpões, fachadas, escolas, hospitais, lojas, mezaninos e outros.

Algumas vantagens do sistema:

  • 50% de economia de nas fundações;
  • Tempo de construção de 30 a 120 dias;
  • Conforto termoacústico até 5x mais eficientes, comparado com alvenaria;
  • Baixo custo de manutenção – 1/3 do custo de uma construção em alvenaria;
  • Baixo custo com disposição de resíduos – 90% menos que na construção em alvenaria;
  • Fidelidade ao cronograma de obra – sem atrasos.
  • Material ignífugo, ou seja, não propaga o fogo;
  • Não propaga fungos e cupins;
  • Vida útil mais longa que madeira, tijolo e concreto;
  • Mais resistente a terremotos e vendavais comparado a construção em alvenaria;
  • Armazenamento de água da chuva


Simples, eficiente, confiável e automático, o Sistema de Armazenamento de Água da Chuva para posterior aproveitamento é uma nova maneira de economizar água e dinheiro. Pode ser utilizado em inúmeros sistemas como rega de plantas e lavagens de áreas e calçadas, entre outros.

  • Energia Solar Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade e para que o sistema funcione perfeitamente devem ser avaliados uma série parâmetros. Por gerar energia limpa e renovável, este sistema valoriza o imóvel e gera economia.

  • Automação

Aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão de obra e aumentar a velocidade da obtenção de informações em qualquer processo, tornando-se sustentável por sua eficiência na economia de energia.

  • Aquecimento Solar de Agua

É composto por coletores solares (placas) e reservatório térmico (Boiler). O calor do sol, captado pelas placas é transferido para a água, que por sua vez é armazenada no reservatório térmico. É um sistema que precisa ser bem projetado para que obtenha um bom funcionamento. Auxilia extremamente na economia de energia.

  • Telha Termica

Feita com a tecnologia CRFS, sem amianto, a telha térmica reflete até 73% dos raios solares, o que reduz em até 4°C a temperatura interna, gerando mais conforto térmico para a construção. O resultado é a economia de energia com climatização e, ainda, a contribuição para a preservação do meio ambiente.

Madeira Plástica: Fabricada com plástico reciclado e sobras de madeira, a madeira plástica não sofre ataques de fungos e pragas como o cupim, não solta farpas, aceita tinta para madeira e dispensa a aplicação de verniz. Além de todas as sobras do produto poderem ser recicladas após o consumo.

  • Moveis Restaurados

Móveis e objetos antigos restaurados trazem estilo e personalidade à casa não só pelo design, mas pela história que carregam. Além disso, traz uma pegada sustentável muito forte ao poupar derrubada de novas arvores e um custo benefício excelente ao custar, em média, 30% do valor de um objeto novo.

  • Piso Vinilico

Produzido com até 70% de PVC reciclado, o piso vinílico apresenta propriedades acústicas (não faz o barulho do toc-toc dos saltos), é hipoalergênico, antimicrobial e possui aparência natural, muito semelhante a madeira. É a melhor opção para quem busca sustentabilidade, beleza e o efeito natural da madeira.

  • Esquadrias em PVC com Vidro Protecao Solar

Fabricada com baixo consumo de energia, as esquadrias de PVC são econômicas e possuem vida útil longa e sem manutenção, além disso, são resistentes contra fungos, insetos e fatores químicos, atóxicas, 100% recicláveis, não corroem e não propagam fogo. São isolantes termo acústicas, ou seja, evitam a troca de calor e ruídos vindos da rua, gerado economia com ar condicionado e mais conforto ao ambiente. Os vidros de controle solar são grandes aliados no conforto ambiental e na eficiência energética das edificações, pois evitam absorção de calor, permitindo maior redução do uso de ar-condicionado.

  • Cortinas Bambu

O bambu proporciona ao ambiente uma decoração elegante, harmônica e com ar natural. De crescimento rápido (em três anos está pronta para o corte) e sem a necessidade de plantio (brota novamente após o corte), essa gramínea gigante chama a atenção pela beleza e resistência, mostrando-se a alternativa ideal em projetos sustentáveis.

  • Parede Verde

Pela capacidade de evapotranspiração, a parede verde retira calor da fachada da edificação de maneira mais eficaz e econômica do que qualquer outro tipo de tratamento, auxiliando na redução de gastos com condicionadores de ar. Outra vantagem é a possibilidade de cultivo de algumas hortaliças para consumo próprio, além da leveza e estilo natural dado por este elemento.

  • Aspiracao Central

Sistema ligado através de tubulações de PVC distribuídas no interior de pisos, paredes e forros da edificação, conectadas a um aspirador central. A poeira é filtrada, fazendo com que o pó coletado não entre em contato contato com o ar dos ambientes. Auxilia na manutenção e limpeza dos ambientes, reduzindo possíveis alergias.

  • Paisagismo Sustentavel

Paisagismo sustentável é aquele que, além de utilizar plantas nativas e não invasoras, emprega plantas purificadoras de ar. A Dracena e a Samambaia são excelentes na remoção de poluentes. A última atua também como umidificadora de ar, deixando os ambientes mais confortáveis. 

Tudo neste protótipo foi perfeitamente projetado e executado para gerar menor custo com energia possível e usufruir de conforto, leveza e sofisticação.

Sobre a Carbono 14

Somos apaixonados por Arquitetura e Meio Ambiente. Queremos construir os sonhos de nossos clientes e ajudar a tornar este mundo cada vez melhor. Isso é o que nos move.

Através da empatia captamos as reais necessidades de cada cliente. Com pitadas de inovação e conhecimento em cima destas necessidades, conseguimos projetar de forma consciente, sustentável e moderna. Essa é a nossa pegada.

O Light Steel Frame é o método construtivo mais presente em nossos projetos. Além disso, arquitetura bioclimática, conforto termo-acústico e eficiência energética são técnicas obrigatórias por aqui. Cuidamos de todos os detalhes para que sua construção fique confortável, econômica e sofisticada.

Temos muito prazer em ajudar outros colegas de trabalho a projetar com todos estes detalhes e cuidados, elevando o nível construtivo local. Então, se você é arquiteto e gostaria de uma mãozinha sustentável para incrementar seus projetos, temos muitas aqui dispostas à isso!

contato@carbono14.eng.br

+55 51 98145.9805/ 99957.4417
www.carbono14.eng.br
Av. José Bonifácio, 247 – Sala 02 – Centro – Torres/RS