Cuidados básicos na hora de construir ou reformar

14 de março de 2017

Vantagens da construção Light Steel Frame


Por ser um sistema secular de construção a alvenaria já demonstrou com exaustão todas as vantagens e desvantagens sendo que as tentativas de torná-la um sistema com maior alcance internacional em construções residências já se esgotaram, pois a essência artesanal do processo imprime um ritmo muito lento de produção que acabam por ser incompatível com as necessidades impostas pela evolução natural do tempo.

Por tratar-se de um processo com nível de industrialização muito superior comparado a alvenaria, a Construção Light Steel Frame é o sistema construtivo que naturalmente é escolhido em vários países do mundo por apresentar as seguintes vantagens:

  • A fabricação da estrutura em paralelo com a execução das fundações, a possibilidade de se trabalhar em diversas frentes de serviços simultaneamente, a diminuição de formas e escoramentos e o fato da montagem da estrutura não ser afetada pela ocorrência de chuvas, resulta na redução para cerca de 30% dos prazos de construção quando comparada com o método convencional. Obras entregues normalmente no prazo máximo de noventa dias.
  • Fundações mais simples, devido ao reduzido peso da construção e a uniformidade da distribuição dos esforços através de paredes leves e portantes. Proporciona redução do custo da fundação em cerca de 50% por metro quadrado se comparada ao convencional; Para a maioria das pessoas esta característica torna-se o principal benefício que este processo pode trazer, especialmente porque é este mesmo aspecto que torna a sua nova habitação economicamente acessível apesar de sua alta qualidade.
  • Melhoria no desempenho acústico e térmico através da instalação da lã de rocha e lã de vidro entre as paredes e forro. Cerca de duas vezes e meio superior a parede de alvenaria convencional.
  • Uma casa em LSF conta com materiais de alto desempenho em isolamento térmico. Testes realizados sugerem que para que uma parede de alvenaria tenha o mesmo desempenho que uma parede em LSF de 90mm de espessura esta teria que ter 1500mm de espessura. Devido a esta característica custos de energia para o aquecimento ou refrigeração do imóvel são muito inferiores comparados ao sistema convencional, ou seja, sua casa permanecerá mais tempo na temperatura que você deseja pagando-se um valor muito menor na sua conta de luz.
  • Facilidade e baixo custo na manutenção de instalações de hidráulica, elétrica, ar condicionado, gás, etc. Mesmo no caso de necessidade de intervenções em algum dos sistemas a praticidade com que se executa o serviço é muito grande e não gerando sujeira e barulho, motivos que muitas vezes são responsáveis pelos constantes adiamentos de qualquer reforma em casa.
  • Custos diretos e indiretos menores, devido aos prazos reduzidos e inexistência de perdas ou insignificantes;
  • Reciclagem e reaproveitamento de vários materiais aplicados no sistema em especial o aço. O aço é o único material que pode ser reaproveitado inúmeras vezes sem nunca perder suas características básicas de qualidade e resistência. Não por acaso, o aço, em suas várias formas, é o material mais reciclado em todo o mundo;
  • A estrutura do telhado em aço galvanizado é imune ao ataque de insetos, além de dar muito melhor qualidade e perfeição ao aspecto final da construção;
  • Qualquer linha arquitetônica seja ela reta ou curva, pode ser elaborada. O Aço oferece uma grande flexibilidade;
  • Sob o ponto de vista arquitetônico, enumera-se as múltiplas opções para explorar o aço: a contemporaneidade e arrojo das peças, a leveza visual, a escolha de acabamento polido ou brilhante e a possibilidade de criar infinitas formas, complementadas pelos mais variados detalhes e fechamento;
  • O sistema construtivo em Steel Frame propicia facilidade de modulação, e ampliação das possibilidades de uso do espaço, com flexibilidade de layouts. Além disso, o processo industrial de fabricação resulta em peças de qualidade controlada e de precisão dimensional. Quanto ao aspecto estético, garante ângulos e esquadros precisos, o que implica qualidade superior de acabamento.
  • Os perfis de aço galvanizado não contribuem para a propagação do fogo. São, por isso, sinônimo de segurança;
  • Além da resistência à corrosão, os perfis de aço galvanizado exibem maior estabilidade dimensional. Ao contrário da madeira, não empenam nem trincam por causa da dilatação. Por isso, são ideais para quem não dispensa a qualidade na hora de construir.
  • Alta Durabilidade: De acordo com as especificações de revestimento mínimo exigido pelo sistema, o zinco, utilizado para a proteção do aço, pode facilmente garantir a proteção do aço para toda vida útil da habitação (estudos comprovam uma durabilidade de cerca de 300 anos).
  • Segurança: Este é provavelmente um dos aspectos mais relevantes no processo de decisão do sistema construtivo. O fato de se utilizar materiais leves em comparação ao peso da alvenaria leva muitos a duvidar imediatamente da resistência deste tipo de construção. Nada poderia ser mais enganador (O primeiro carro a ser construído provavelmente levava em sua carcaça duas vezes o peso de aço proporcionalmente ao motor que carregava em relação a um carro moderno). No entanto a segurança que ele oferecia ao seu condutor não era maior do que é oferecida hoje.O avanço na tecnologia dos materiais vai levar cada dia mais a busca por solução mais resistentes com menor utilização de insumos. Assim é o LSF. Em uma casa convencional de 200m2 por exemplo, são empregues cerca de 10 toneladas de metal de alta resistência unidos por milhares de parafusos estruturais, peso muito inferior a de uma casa com tijolos e cimento. Pelo fato de não utilizar o conceito viga-pilar, que concentram a estrutura em poucos elementos, todas as paredes externas são consideradas como parte integrante da estrutura, por onde divide-se todo o peso das lajes e pavimentos superiores. A casa inteira pode ser comparada a uma enorme caixa metálica reforçada por revestimento OSB, ficando assim facilmente entendido o excelente comportamento a abalos sísmicos.
  • Reconstituição natural de estruturas em aço galvanizadas, eventualmente danificadas: O processo de corrosão no aço acontece quando o mesmo fica exposto a intempérie sem qualquer proteção. O revestimento de zinco confere ao aço uma forma econômica de proteção, providenciando uma barreira física, bem como proteção catódica ao aço, pois quando o aço base é exposto por qualquer motivo, como cortes, riscos ou arranhões, o aço é protegido catodicamente pelo sacrifício da camada de zinco adjacente.
  • Crescimento acelerado e valorização do sistema: Atualmente, com a finalidade da redução do déficit habitacional há uma tendência crescente das construtoras brasileiras estarem procurando novas tecnologias em centros mais avançados, a fim de criarem novas alternativas para métodos de construções próprias. Isso com certeza, irá conferir ao sistema maior procura e a valorização imobiliária de construções em Steel Frame.
  • O Steel Frame garante ainda agilidade às obras, especialmente quando há pouco espaço para canteiro.
  • Maior área útil. As seções dos pilares e vigas de aço são substancialmente mais esbeltas do que as equivalentes em concreto, resultando em melhor aproveitamento do espaço interno e aumento da área útil, fator muito importante principalmente em garagens.
  • A estrutura metálica mostra-se especialmente indicada nos casos onde há necessidade de adaptações, ampliações, reformas e mudança de ocupação de edifícios. Além disso, torna mais fácil a passagem de utilidades como água, ar condicionado, eletricidade, esgoto, telefonia, informática, etc.
  • Compatibilidade com outros materiais. O sistema construtivo em Steel Frame é perfeitamente compatível com qualquer tipo de material de fechamento, tanto vertical como horizontal, admitindo desde os mais convencionais (tijolos e blocos, lajes moldadas in loco) até componentes pré-fabricados (lajes e painéis de concreto, etc.);
  • Garantia de qualidade: A fabricação em Steel Frame ocorre dentro de uma indústria e conta com mão-de-obra altamente qualificada, o que dá ao cliente a garantia de uma obra com qualidade superior devido ao rígido controle existente durante todo o processo industrial.
  • Antecipação do retorno do investimento: Em função da maior velocidade de execução da obra, haverá um ganho adicional pela ocupação antecipada do imóvel e pela rapidez no retorno do capital investido.
  • Precisão construtiva: Enquanto nas estruturas de concreto a precisão é medida em centímetros, numa estrutura metálica a unidade empregada é o milímetro. Isso garante uma estrutura perfeitamente aprumada e nivelada, facilitando atividades como o assentamento de esquadrias, instalação de elevadores, bem como redução no custo dos materiais de revestimento.

    Assista no vídeo o processo construtivo do Light Steel Frame