Construção de casas em Porto Alegre

Na hora de construir é necessário ter atenção a diversos detalhes para que, no fim das contas, o desafio não se torne motivo para dor de cabeça e perda de dinheiro.

É muito comum que as pessoas tenham surpresas desagradáveis em obras de construção civil quando não há planejamento. É na fase de planejamento onde as decisões podem ter custo menor e um controle maior. Portanto ao construir sua residência é importante estar atento aos passos necessários para que sua obra tenha final feliz.

1⇢ Capitalização

Não é segredo, para construir é necessário ter capital, seja na forma de moeda ou carta de crédito. Caso precise, procure se informar e simular financiamentos na sua agência, fale com seu gerente. No site da CAIXA você pode simular um financiamento. ↳ Veja aqui como funciona o financiamento.
– Procure definir de antemão qual o investimento que pretende disponibilizar para a sua construção.

2⇢ Escolha e aquisição do terreno

A aquisição do terreno obviamente é indispensável. A decisão engloba fatores como vizinhança, valor venal, acesso, proximidade do trabalho, etc. Sugere-se que o interessado entre em contato com corretores imobiliários que irão contribuir na agilidade na escolha do terreno assim como nos procedimentos legais, documentação, tributos, contratos, etc.

- Evite terrenos legalmente travados, com hipotecas, não quitados, em inventários de herança, pois com certeza a dor de cabeça depois será inevitável.

No entanto muitos se esquecem de fatores essenciais que irão influir no projeto tais como zoneamento e parâmetros urbanísticos, insolação, presença de bosques ou APPs (Áreas de preservação permanente).

Procure a orientação e consultoria de um arquiteto ou engenheiro credenciados nos conselhos regionais. Estes profissionais poderão contribuir para escolha de terrenos com maiores potenciais construtivos ou em qualidade urbana e espacial.

Lotes muito acidentados podem encarecer a obra mas dependendo do caso podem propiciar um custo menor no valor do terreno assim como arquiteturas diferenciadas com aproveitamento de vistas para o entorno, posição do sol, vento, entre outras. Saiba mais aqui.

3⇢ Levantamentos

Em sendo o feliz proprietário de um lote é necessário executar alguns serviços preliminares de levantamento. Procure sempre empresas com profissionais devidamente licenciados.

 Na maioria dos casos os estudos necessário são:

  • Levantamento topográfico: o qual irá indicar as dimensões reais do lote, níveis, alturas, locação de árvores, postes, áreas, atingimentos de passagem de rua entre outros. O valor do serviço varia de acordo com a localização e o tamanho do lote. Este estudo servirá para planejar a melhor forma de implantar a futura edificação.
  • Sondagem geotécnica: o método mais comum para sondagem é o SPT(standard penetration test) ou simplesmente sondagem à percussão ou sondagem de simples reconhecimento. As amostras do solo são retiradas camada a camada indicando as características da composição do solo assim como a carga suportada e o nível do lençol freático. Este estudo servirá para prever o tipo de fundação conforme o projeto estrutural. Com a análise do solo é possível prever a melhor técnica com menor custo evitando-se gastos desnecessários com fundações superdimensionadas ou problemas com estruturas subdimensionadas.

4⇢ Projetos ↹ Projeto Arquitetônico 

  1. Com levantamentos em mãos o primeiro profissional a ser contratado deve ser o arquiteto. Com o acompanhamento deste profissional você deverá chegar no formato de residência mais apropriada para você e sua família. Procure contratar profissionais devidamente habilitados e com experiência comprovada. Elabore com o arquiteto projetista um briefing contendo programa de necessidades (constando por exemplo quantidade de dormitórios e banheiros) número de pavimentos, estilo desejado, áreas externas, equipamentos, acessórios (lareiras, churrasqueiras), tipo de sistema de aquecimento de água entre outros.
  2. Questione o arquiteto sobre as soluções de arquitetura bioclimática mais adequadas para o seu bairro. Dependendo da região possuir clima predominantemente frio ou quente a arquitetura poderá minimizar o desconforto térmico por meio de paredes mais espessas para climas frios ou com ventilação cruzada para climas quentes por exemplo.


“Cuidado para não exceder expectativas de verba orçamentária, evitando não faltar recursos no final”

A partir dai a casa começa a tomar forma, na fase do Estudo Preliminar de Arquitetura. Com o auxilio de softwares o projetista deverá apresentar plantas baixas, cortes e imagens da futura obra, demonstrando o aspecto final desejado, dimensionamento de ambientes e áreas construídas. Procure definir bem com o arquiteto seu estudo, pois nesta fase ainda é possível alterar o projeto sem custos significativos de retrabalho.

Após a conclusão do estudo inicia-se a fase de Anteprojeto, fase de onde saem desenhos mais técnicos voltados à aprovação em órgãos públicos. O projeto será apresentado à Prefeitura Municipal a qual irá fazer o processo para Emissão do alvará de construção. Nesta fase será necessário apresentar além do projeto outros documentos referentes ao terreno como por exemplo o registro de imóveis atualizado, ARTs entre outros. Este processo de licenciamento demanda custos com taxas e cópias, preveja isto no seu orçamento.

Na maioria dos municípios o órgão responsável é a Secretária de Urbanismo, Planejamento ou Obras. É comum no entanto outros órgãos estarem envolvidos tais com o Meio Ambiente e quando necessário o Conselho Municipal de Urbanismo. Normalmente são necessárias duas responsabilidades técnicas, de projeto arquitetônico e de execução de obra. Em Porto Alegre o prazo médio para aprovação de residência Unifamiliar é de 2 a 3 meses.

Com a aprovação do projeto e alvará em mãos a obra estará devidamente licenciada para ter início. Mas para finalizar o projeto arquitetônico é recomendável contratar desde o início o Projeto Básico de Construção que irá especificar principalmente revestimentos e esquadrias no formato de tabelas, cadernos e memorial descritivo de acabamentos. Estas informações servirão posteriormente para a elaboração do orçamento estimativo de Construção.

5⇢ Execução e mão de obra

Contrate uma empresa que tenha profissionais qualificados, que seja séria, dê preferência aquelas que tem equipes de arquitetos, engenheiros, mestre de obras e equipes mais completas. Assim você poderá fazer um modelo de negócio em forma de pacote para obter um melhor “custo-benefício no final das contas” e ter a casa dos seu sonhos sem muita dor de cabeça.

No Brasil é comum que pessoas desconfie de empresas, produtos e serviços. Mas hoje, com a Internet, você mesmo tem condições de descobrir se, o que está contratando trata-se de algo sério ou não.
↳ Pesquise no PROCON, no Tribunail de Justiça do RS e certifique-se você mesmo.

 Para contratar os serviços da Reformolar leia com atenção o nosso SAC e cadastre-se AQUI.