Cuidados básicos na hora de construir ou reformar

03 de maio de 2017

Construção de casas em condomínio fechado é mais valorizada?


Será que a construção de casas em condomínio fechado é mais valorizada do quem em bairro aberto e porque é mais valorizada? Quais os fatores que podem justificar tal investimento?


Em quase todas as cidades é comum encontrarmos bairros mais nobres e bairros mais simples. O critério que usamos para esta classificação está invariavelmente ligado ao padrão das construções, assim, os bairros que apresentam construções maiores e de padrão mais elevado tendem a ser mais valorizadas e acaba recebendo o status de bairro nobre, embora a essência da nobreza não esteja associada diretamente com dinheiro, mas esta é outra discussão.

Mas atualmente este conceito tem sofrido algumas mudanças e o conceito de bairro nobre está migrando em passos largos para os condomínios fechados, em algumas cidades, como a que eu moro é comum o consenso de que construir uma casa de alto padrão é algo para ser feito em condomínio e não em bairro aberto. O motivo? Posso responder com certeza de que é a segurança.

Uma casa em condomínio é mais valorizada?
Com esta busca por espaços em condomínios fechados é natural uma maior valorização dos imóveis dali, afinal existe a máxima da oferta e da demanda, pois onde é maior demanda é natural os preços elevarem-se. Isto é tão verdade que recentemente enquanto discutia com um pedreiro os valores para a construção de uma casa em um condomínio, ficou a impressão de que eles olham de forma diferente e a construção de casas em condomínios e consequentemente tendem a cobrar mais.

Mas porque é mais valorizada?
Acredito que pelo menos três fatores influenciam e justificam a valorização de uma casa em condomínios fechados:

  • Segurança. Este é certamente a primeira razão pelo qual uma pessoa pensa em comprar ou construir em locais assim. Portaria 24 hs, muros altos e com cerca elétrica, ronda noturna, câmeras de monitoramento e outros recursos ajudam. Embora segurança é proteção e proteção provém de Deus. É claro que temos de fazer nossa parte também.
  • Padrão de construção. Outra razão para a valorização das casas é o fato de normalmente haver padrão mínimos de construção, isto significa que se todos os imóveis tiverem um bom padrão, todos ganham com isso e o local passa a ser valorizado como um todo.
  • Organização e Estilo de vida. Finalmente cito ainda a questão da organização que é comum. Geralmente a associação de moradores fixam regras de convivência dentro do condomínio, como limite de velocidades dos automóveis, barulho, limpeza, entre outros. Isto impacta no estilo de vida e atrai as pessoas que desejam também ter um melhor padrão de vida.

Fonte: Casa Dicas